domingo, 4 de março de 2018

Pantufinhas quentinhas

Com estes dias de chuva e frio nada como umas pantufinhas para manter os pés quentinhos.

 

Dois pares de pantufas, umas de criança, que já tinha feito anteriormente (https://phatufa.blogspot.pt/2015/11/botinha-em-tricot.html), outras de adulto. Estas de adulto comecei por utilizar o mesmo esquema das de criança, mas não gostei do formato decidi procurar, nos meus arquivos, umas mais redondinhas. 

Na minha pesquisa encontrei umas da Nola Miller - Nola's Knitted Slippers, esquema gratuito, não muito difícil seguir. 

Mas, como sempre, fiz algumas alterações ao original, não tem costuras, o revesilho é em 2 de Meia/2 de Liga, o fecho, da base da pantufa, foi feita com 3 agulhas (3-Needle Bind Off). 

Em ambas as pantufas comecei no revesilho, com agulhas de dupla ponta, dividi as malhas necessária por 3 agulhas e quando fiz 40 voltas ou 20 linhas, dividi as malhas por 4 agulhas.

Uma das agulha foi utilizada para fazer o peito do pé e quando este tinha o tamanho pretendido apanha-se as malhas da lateral (https://www.purlsoho.com/create/picking-up-stitches/) acrescentando estas às malhas deixadas em 2 agulhas, vão servir para fazer a lateral da pantufa. A 4 agulha faz-se a parte de trás e deverá ter o mesmo número de malhas da agulha usada para fazer o peito do pé. 

Confuso??? Espero que não ;)

O resultado final foi este.

Esquema: Ana Maria tricoecrochebebe
FioTricots Brancal Le Petit
Cor: Branco 02; Cinzento - 24
Composição: 70% Acrílico e 30% Lã
Agulhas de dupla ponta: 4,5 mm


Esquema: Nola's Knitted Slippers
FioMiltons, BMG Affinitas
Cor: Rosa - 146
Composição: 100% Acrílico
Agulhas de dupla ponta: 5 mm

As cores utilizadas foram,  para as pantufas de criança o cinzento e para as pantufas de adulto foi o rosa, que faz lembrar uma magnólia em flor :) 



Ambas as lãs são quentinhas, boas para manter os pés quentinhos.



Sem comentários:

Enviar um comentário