quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Verão S. Martinho - Botinhas em tricot

Estamos no outono a queda das folhas e as árvores de folhagem em tons terra dão um colorido às cidades. 






 O outono é uma segunda primavera, se cada folha for uma flor.  – Albert Camus


Mas passou o outubro e chegou o novembro que afastou a chuva e trouxe uns lindo dias de sol... chegou o verão de S. Martinho, o outono foi suspenso e o calor voltou.






Reza a lenda que:
"Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias.
Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno [que não foi batizado], cobriu-me com esta veste”."
Esta é a lenda do Verão de S. martinho, santo comemorado no dia 11 de novembro. Em Portugal é tradição fazer-se um magusto e beber-se água-pé e jeropiga, é nesta altura que se prova o vinho novo, "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho".



Junta-se a família e ao redor de uma fogueira ou de assador próprio, feito de latão com buracos no fundo, assam-se as castanhas.



Além de de comer umas castanhas assadas, ter tirado umas fotos e passear neste verão outonal decidi fazer umas pequenas botinhas, que há muito planeava fazer, em tricot. 
A "receita" é da Ana Maria Oliveira do blog Ana Maria tricoecrochebebe, achei interessante estas botinhas pois, ao contrário da maior parte feitas em tricot, não tinha a costura no pé, é feito inteiro, o que acho que dá mais conforto ao bebé. 
Já tinha começado com uma linha fina e achei que o trabalho ficava muito pequeno, agora com uns restos de lã decidi tentar novamente. Acho que esta tentativa está a correr melhor, como podem ver na foto, uma já está feita e a outra está no começo, mais tarde posto o trabalho completo.




Sem comentários:

Enviar um comentário